Principais Desafios da Inclusão para o Gestor Escolar

Autores

  • Thalitta Leena Rangel Cordovil

Resumo

Com novas legislações vigentes e um novo momento político-social, o portador de necessidades específicas têm direitos a serem reconhecidos. A sociedade vive um momento de muitas discussões sobre inclusão nos mais diversos âmbitos. A inclusão desses indivíduos, antes segregados, é agora tema central, cabendo ao gestor escolar, junto a outros líderes da sociedade, apontar os caminhos pelos quais a escola, para além do papel importante como influenciadora, também figurara como influenciada. O processo inclusivo dos alunos com necessidades especiais, principais impactos na comunidade escolar e o caminhar dessa temática são alvos deste trabalho. Dialogando com autores protagonistas na área e trazendo uma pesquisa com personagens envolvidos num ambiente que afirma ser inclusivo, apresenta as diferentes realidades enfrentadas por eles na prática cotidiana de uma escola particular de Ensino Fundamental em Santa Cruz, Rio de Janeiro. Este trabalho convida seu leitor a explorar os desafios da inclusão para o gestor escolar.

Descritores: Gestão Escolar, Inclusão Escolar, Educação Especial, Ensino Fundamental.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Cordovil, T. L. R. (2023). Principais Desafios da Inclusão para o Gestor Escolar. REVISTA SOUZA MARQUES, 21(40), 101–125. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/558