A LOGÍSTICA COMO FORMA DE OBTER VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Flávio Joel de Freitas Júnior
  • Guilherme Nunes Barroso

Palavras-chave:

Logística; Interação; Organizações; Vantagem competitiva

Resumo

A mudança dos paradigmas no mercado atual, tanto no aspecto organizacional, quanto no perfil dos novos consumidores, mais sofisticados e exigentes, criou um ambiente instável onde a capacidade de atender os clientes no tempo e formas desejadas surgem como elementos centrais na disputa por espaço. Por isto, a logística passou a ser vista como ferramenta que influencia não somente o controle de fluxo dos objetos, mas na própria concepção dos produtos e serviços oferecidos, na seleção de mercados-alvo e também na criação de relações internas e externas das organizações. Criando assim novas relações e conceitos tanto teóricos, quanto de execução de muitos processos vitais à dinâmica do negócio e, sobretudo na aplicação das respostas organizacionais às mudanças do mercado, gerando um fator de diferenciação no ponto de vista dos clientes. Sendo assim, no contexto exposto, a logística assume um espaço privilegiado em empresas de qualquer porte, pois pode trazer a mesma, a desejada vantagem competitiva. Objetivo demonstrar isto, este trabalho foi dividido em cinco capítulos, sendo que o primeiro capítulo faz uma breve introdução a logística, sua visão no ambiente empresarial, o tema e objetivo da execução do trabalho. O segundo capítulo abrange a etimologia da palavra logística, suas definições teóricas, sua adaptação do meio militar e sua evolução técnica. O terceiro capítulo contêm a importância e finalidade da logística empresarial, seu papel e a macroestrutura básica dentro da organização. O quarto capítulo aborda a forma como a logística está integrada em todos os âmbitos da organização, em todos os níveis e formas de como ela pode influenciar no desempenho da mesma. O quinto capítulo estabelece alguns princípios da gestão, da integração com a administração da empresa e a relação entre logística e a vantagem competitiva desejada pelas organizações, além de algumas de obtê-la. Enquanto o sexto capítulo oferece uma conclusão sobre esta relação atualmente, objetivando demonstrar a influência da logística na eficiência, eficácia e efetividade das organizações.

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Publicado

2019-11-06