Uma Proposta Didática: Gráficos da Função Quadrática da Metodologia de Rotação por Estações

Autores

  • Marco Marins
  • Marcele Câmara de Souza

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Ensino de Matemática, Rotação por Estações

Resumo

RESUMO
A proposta deste artigo é apresentar a metodologia do ensino híbrido sustentado, com foco no modelo de Rotação por Estações, para a construção de gráficos de funções quadráticas. Nesse contexto, o papel do professor vai além da transmissão de conhecimento, incluindo a orientação sobre o acesso aos recursos tecnológicos. A experiência do docente é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, o que requer a troca de ideias e discussões dos temas estudados. Este modelo possibilita uma abordagem interessante para promover a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem, além de permitir uma metodologia diferenciada, atendendo às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos na sala de aula. É importante destacar que o uso da tecnologia digital, nesse tipo de ensino, deve ser acessível a todos os alunos,  independentemente de suas origens, garantindo equidade e identificação das dificuldades enfrentadas pelas desigualdades presentes no ensino entre as escolas públicas e privadas.

ABSTRACT
The proposal of this article is to present the methodology of sustainable hybrid teaching, focusing on the Rotation-by-Stations model, for constructing graphs of quadratic functions. In this context, the role of the teacher goes beyond knowledge transmission, including guidance on accessing technological resources. The teacher's experience is crucial for student development, which requires the exchange of ideas and discussions of the topics studied. This model enables an interesting approach to promote active student participation in their own learning and allows for a differentiated methodology, catering to diverse needs and learning styles in the classroom. It is important to highlight that the use of digital technology, in this type of
teaching, should be accessible to all students, regardless of their backgrounds, ensuring equity and identifying the difficulties faced by inequalities present in education between public and private schools.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-13