Dislexia: Um Desafio no Processo de EnsinoAprendizagem

Autores

  • Denise Ferreira Borges

Palavras-chave:

Dislexia, Comorbidades, Inclusão, Psicopedagogo

Resumo

RESUMO
O presente trabalho configura-se como uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, apresentando como objetivo elucidar as especificidades e instigações encontradas no processo de ensinoaprendizagem do sujeito disléxico. A pesquisa está fundamentada em autores como Alves, Capelli e Mousinho (2011) , assim como Shaywitz (2006), que compreende a Dislexia ,um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura, explorando os eixos que norteiam o Transtorno Específico da Aprendizagem, correlacionando um histórico científico do transtorno até os dias atuais. Tendo em vista a ampliação de conceitos e dados relacionados à temática, a pesquisa enfatiza as peculiaridades acerca da dislexia, explorando as comorbidades que acompanham o transtorno e o direcionamento dos estudos ao longo dos anos. Na sequência, a presente pesquisa evidencia a importância da busca do conhecimento, discorrendo as competências necessárias a um Psicopedagogo comprometido com uma prática renovadora, concomitantemente destaca-se a inclusão como meta significativa na trajetória do sujeito disléxico, visando os direitos respaldados por lei.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-21