A Leitura de Quadrinhos Demanda Esforço Intelectual ou é Prejudicial no Processo de Formação do Leitor?
Resumo
A crença de que ler quadrinhos é prejudicial no processo de formação do leitor é bastante difundida e reforçada ao longo dos tempos. Contudo, os quadrinhos são na verdade manifestações textuais que conjugam dentro de si duas formas de expressão: uma feita através de letras e uma outra feita por imagens sugeridas, o que demanda do leitor um conjunto complexo de habilidades que o levem à compreensão do texto que une o verbal e o não verbal simultaneamente. O presente artigo tem o intuito de refletir sobre o que configura um texto e as características que definem os quadrinhos e, então, reiterar que a leitura da história em quadrinhos é um ato de percepção estética e de grande esforço intelectual. Dentro dessa representação habilidosa de palavras e imagens, encontra-se um grande potencial expressivo o que trará uma influência bastante positiva para a formação de qualquer leitor.
ABSTRACT
The common belief that reading comic strips is harmful concerning the reading habit formation is reinforced throughout time. However, comic strips are in fact real texts which combine in itself a form of expression via words and images. The reader must have a group of skills in order to understand a text made of verbal and non verbal aspects simultaneously. This paper aims at reflecting upon the characteristics which are necessary to produce a text as well as the comic strips, and then state that the reading of comic strips is an act of aesthetic perception and it demands intellectual capacity. The skillful representation of words and images has a great expressive potential that will influence the habit formation of a reader positively.
							