A Leitura de Quadrinhos Demanda Esforço Intelectual ou é Prejudicial no Processo de Formação do Leitor?

Autores

  • George de Azevedo Madeiro

Palavras-chave:

Leitura; Formação de leitor; História em quadrinhos

Resumo

A crença de que ler quadrinhos é prejudicial no processo de formação do leitor é bastante difundida e reforçada ao longo dos tempos. Contudo, os quadrinhos são na verdade manifestações textuais que conjugam dentro de si duas formas de expressão: uma feita através de letras e uma outra feita por imagens sugeridas, o que demanda do leitor um conjunto complexo de habilidades que o levem à compreensão do texto que une o verbal e o não verbal simultaneamente. O presente artigo tem o intuito de refletir sobre o que configura um texto e as características que definem os quadrinhos e, então, reiterar que a leitura da história em quadrinhos é um ato de percepção estética e de grande esforço intelectual. Dentro dessa representação habilidosa de palavras e imagens, encontra-se um grande potencial expressivo o que trará uma influência bastante positiva para a formação de qualquer leitor.

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Publicado

2019-11-06