Análise do Conteúdo de Parasitologia, com Ênfase em Helmintíases e Protozooses, em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
Resumo
O ensino de Parasitologia está incluído em dois dos seis temas estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Biologia, sendo tratado nos Livros Didáticos (LD) por sua importância em questões de saúde da população. Neste trabalho foi avaliado como as parasitoses (helmintíases e protozooses) são apresentadas em LD de Biologia do Ensino Médio. Foram avaliados os nove livros aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2009) principalmente com relação a: adequação e atualização dos conceitos, contextualização, sugestões de leituras complementares, erros ortográficos e ilustrações. Observou-se que, em algumas obras, o tratamento do tema fornece poucos subsídios para que o aluno crie um pensamento linear em relação ao fenômeno parasitismo. Todos os LD apresentaram algum tipo de falha - informações desatualizadas, incompletas ou erradas - o que pode afetar o processo Ensino-Aprendizagem.
ABSTRACT
The subject Parasitology is related to two of the six major themes that compose the Brazilian Biology Curriculum, and it is included in textbooks
due to the importance for public health. This study evaluates how the Parasitology (helminths and protozoans) is presented in the Biology textbooks for High School, and suggestions for a more effective transmission of contents is provided. The evaluation of the nine textbooks approved by the Brazilian National Plan for the High School Textbooks was performed based on the following items: concepts adequacy and updating, context, suggestions for further readings, spelling and illustrations. It was observed that in some books the presentation of the topics provide few subsidies for the construction of a linear thinking in relation to parasitism as a phenomenon. All textbooks presented some kind of failure - information outdated, incomplete or wrong - which may affect the teaching-learning process. 
							