O enigma do ensino da gramática: decifra-me ou devoro-te
Palavras-chave:
Gramática;Resumo
O nosso interesse em investigar as questões relativas ao ensino de gramática iniciou-se durante as aulas ministradas para estudantes de ensino
médio, de graduação e de pós-graduação em língua portuguesa. Comumente, esses estudantes sentem-se muito inseguros diante do estudo da gramática
da língua. Essa insegurança aumenta ao considerarem tanto as diversas realidades linguísticas quanto o cenário de concursos e exames de seleção, para os quais terão que se preparar ou preparar seus futuros alunos (no caso dos alunos de graduação e pós-graduação), como, por exemplo, o ENEM –exame nacional que avalia os conhecimentos de uso da língua. Nesse sentido, podemos retomar Perini:2000, p.48, que ressalta que há algo de errado no reino da gramática.
Arquivos adicionais
Publicado
2019-11-01
Como Citar
Patricia Teles Alvaro. (2019). O enigma do ensino da gramática: decifra-me ou devoro-te. REVISTA SOUZA MARQUES, 13(29), 119–132. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/380
Edição
Seção
Artigos