Análise do conteúdo de parasitologia, com ênfase em helmintíases e protozooses, em livros didáticos de biologia do ensino médio

Autores

  • Maria Regina Reis Amendoeira
  • Mônica Vieira
  • Patrícia G. Guedes

Resumo

O ensino de Parasitologia está incluído em dois dos seis temas estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Biologia, sendo tratado nos Livros Didáticos (LD) por sua importância em questões de saúde da população. Neste trabalho foi avaliado como as parasitoses (helmintíases e protozooses) são apresentadas em LD de Biologia do Ensino Médio. Foram avaliados os nove livros aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2009) principalmente com relação a: adequação e atualização dos conceitos, contextualização, sugestões de leituras complementares, erros ortográficos e ilustrações. Observou-se que, em algumas obras, o tratamento do tema fornece poucos subsídios para que o aluno crie um pensamento linear em relação ao fenômeno parasitismo. Todos os LD apresentaram algum tipo de falha - informações desatualizadas, incompletas ou erradas - o que pode afetar o processo Ensino-Aprendizagem.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Amendoeira, M. R. R. ., Vieira, M. ., & Guedes, P. G. . (2019). Análise do conteúdo de parasitologia, com ênfase em helmintíases e protozooses, em livros didáticos de biologia do ensino médio. REVISTA SOUZA MARQUES, 13(29), 83–107. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/378