A Família Bromeliaceae na Área de Proteção Ambiental de Grumari, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Autores

  • Alana C. Nogueira
  • Izabel M.R. Côrtes
  • Fábio de Castro Verçoza

Palavras-chave:

Bromeliaceae; Restinga; Afloramentos rochosos

Resumo

Este trabalho apresenta uma lista acompanhada de notas sobre distribuição geográfica, habitat e estado de conservação das espécies de Bromeliaceae ocorrentes na restinga e nos afloramentos rochosos da Área de Proteção Ambiental de Grumari, Rio de Janeiro, RJ. A APA de Grumari encontra-se localizada na região oeste do município do Rio de Janeiro, entre os bairros Recreio dos Bandeirantes e Barra de Guaratiba, abrangendo uma área total de 951 hectares de vegetação de restinga e afloramentos rochosos. Foram encontradas 19 espécies, pertencentes a dez gêneros de Bromeliaceae, ocorrentes na restinga e nos afloramentos rochosos. O gênero mais representativo foi Tillandsia L., com nove espécies, sendo os demais representados por uma ou duas espécies cada.
Foi registrada a ocorrência de mais quatro espécies para a localidade, sendo uma delas para a restinga (Neoregelia sarmentosa (Regel) L.B. Sm.) e três para os afloramentos rochosos (Alcantarea glaziouana (Lemaire) Leme, Pitcairnia flammea Lindley e Tillandsia araujei Mez).

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Alana C. Nogueira, Izabel M.R. Côrtes, & Fábio de Castro Verçoza. (2019). A Família Bromeliaceae na Área de Proteção Ambiental de Grumari, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. REVISTA SOUZA MARQUES, 13(28), 31–42. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/369