Síndrome de Down: breves orientações para a família Down

Autores

  • S. R. Ferreira
  • M. C. Ferreira
  • A. R. T. S. Rodrigues

Palavras-chave:

Síndrome de Down; Educação; Inclusão; Orientações; Família

Resumo

Relatos históricos mostram a Síndrome de Down como antiga conhecida da humanidade. A Síndrome é uma anomalia genética, descrita no século passado
por John Langdon Down, e está associada ao cromossomo 21 extra. Pode ocorrer por trissomia, mosaicismo ou translocação, relacionadas à idade materna. A Síndrome apresenta sinais e sintomas peculiares, tendo como característica marcante a deficiência mental. O tratamento do portador foi se modificando ao longo do tempo. A educação especial surgiu entre os séculos XVI e XVIII, como uma forma de atender alunos especiais. A inclusão escolar destina-se a acolher todas as crianças, independente das suas condições. O presente trabalho tem como objetivo prover as escolas, famílias e sociedade de informações sobre a Síndrome de Down. Foi realizada uma revisão literária em vários bancos de dados. No que tange a aprendizagem e desenvolvimento, o portador tem um ritmo mais lento, aprendendo no seu tempo. A Declaração de Salamanca foi um marco, que reforça a educação para todos e investe no treinamento profissional, evitando a evasão escolar. Para incluir o portador é importante orientar os pais desde seu nascimento, orientando sobre quais profissionais procurarem, os procedimentos necessários às intervenções precoces, propiciando uma adolescência melhor, uma sexualidade sadia e sem preconceitos. Embora a educação
inclusiva esteja dando seus primeiro passos, é possível observar cada vez mais portadores incluídos em vários setores sociais. Aumentar estes números
será cada vez mais possível, à medida que se promova disseminação de informações para as famílias e sociedade.

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Publicado

2019-11-01