A Obesidade Infanto-Juvenil e a Distorção da Auto-Imagem em uma Sociedade Perfeccionista

Autores

  • Edson Ribeiro Gonçalves
  • Profª. Ms. Eriedna Santos Barbosa

Palavras-chave:

Auto-Imagem; Enfermagem; Obesidade Infanto- Juvenil

Resumo

Este estudo tem como objetivos, identificar as consequências psíquicas causadas pela obesidade infanto-juvenil, e propor atenção de enfermagem à saúde coletiva, direcionada às crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, que sofrem de obesidade infantil. Este estudo possuiu um caráter descritivo- exploratório, apresentando uma abordagem qualitativa, e que, em função da necessidade de obter informações sobre essa temática, visou o método de estudo com exploração de campo, realizado em uma escola privada do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2010. Foram entrevistadas 72 crianças, cujo grau de escolaridade variava desde o 1°ano (antigo C.A) ao 7° ano (antiga 6ª série). Os resultados da pesquisa confirmaram a existência de preconceito social voltado aos indivíduos obesos, que podem sofrer tanto psicologicamente quanto socialmente, bem como distorção da autopercepção; notou-se que a maioria não está satisfeita com a sua aparência, reforçando a perspectiva do apelo cultural e conmelo cultural e comtemporae peso e satemporâneo para o culto à forma física. Sugere também que o tema seja mais explorado pelos profissionais de saúde, pois, este trabalho, enfatiza a atenção à saúde psicossocial. A atuação dos profissionais de saúde
na prevenção e um melhor entendimento à respeito desse problema, pode ocorrer em algumas situações, como, por exemplo, na saúde do aluno e na visitação da equipe de Estratégia à Saúde da Família - ESF, onde irá identificar um provável membro da família que é propenso a desenvolver a obesidade, explicando não somente para esse, mas para sua família, o que deve ser feito para evitar que essa situação se agrave. Da mesma forma, o profissional enfermeiro, juntamente com o profissional de educação infantojuvenil, pode atuar conscientizando os alunos sobre o que é e o que representa o Bullying dentro das escolas, pois muitos sofrem efeitos biopsicossociais por conta desta vitimização. Os pesquisadores do presente estudo pretendem disponibilizar à escola de ensino fundamental que serviu como cenário da pesquisa, sugestões direcionadas à saúde psicossocial infanto-juvenil, focado na compreensão e aceitação da diversidade fenotípica,
bem como a valorização e fortalecimento da auto-imagem. Com isso tentarão proporcionar nos sujeitos deste estudo benefícios psicológicos e sociais.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-10-31