Questões Sobre a Norma e Uso da Língua Materna no Ensino de Língua Portuguesa: Contribuições da Línguística Aplicada

Autores

  • Karla Martins Correia

Palavras-chave:

Línguística;, Língua Portuguesa;, Língua Materna

Resumo

Quando um indivíduo usa sua língua, não tão somente traduz e exterioriza pensamentos e transmite informações a outrem como também realiza ações, age, atua sobre seu interlocutor. A linguagem corresponde à interação humana, é a interação comunicativa pela produção de efeitos, de sentido entre os interlocutores em distintas situações de comunicação em contextos sócio-histórico-ideológicos variados. Portanto, a tarefa do professor de língua materna, no que diz respeito à execução de uma política de educação linguística, deve ampliar-se e enfileirar-se no rol dos componentes curriculares, permitindo chegar aos alunos essa cultura integral de que falam muitos programas de ensino secundário. Quanto menos rígidos forem os métodos, menos mecanicamente agirão os alunos, desenvolvendo mais o exercício de reflexão e até deixando, por vezes mais motivados, de cometer certos erros por conta de sua distração; afinal, o erro é sinalizado com o tempo, mas o processo educativo permanece.
É emergencial um ensino menos repressivo da língua materna, que realmente desenvolva o espírito crítico do aluno, imprescindível para discernir diferenças entre língua falada e escrita, sempre primando pela clareza das ideias.

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Publicado

2019-10-31