Aprender a Ler e a Escrever: “Da Escrita do Mundo à Escrita da Palavra” - Atuação Psicopedagógica na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Patrícia Braga do Desterro

Palavras-chave:

Aprender; Ler; Escrever;, Educação de Jovens e Adultos;

Resumo

Embora nas últimas décadas o acesso à educação básica tenha sido ampliado, ainda são altas as taxas de analfabetismo em nosso país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 1996 havia no Brasil 15.560.260 pessoas analfabetas na população de 15 anos de idade ou mais; no último censo realizado pelo IBGE em 2000 os dados continuam alarmantes: de um total de 125.175.892 pessoas que vivem nos meios urbanos, 15.391.771 são analfabetas. Nos meios rurais de um total de 28.310.725 pessoas, 8.702.005 não são alfabetizadas. Esses números correspondem aos analfabetos, contudo temos em nossa população aqueles que, apesar de terem freqüentado à escola, não fazem uso eficiente da escrita, são os chamados analfabetos funcionais. Dessa forma se faz imprescindível ações sócio-educativas que busquem reverter este quadro.

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Publicado

2019-09-09