A Relação Família – Escola e sua Influência no Processo de Aprendizagem

Autores

  • Andréa do Nascimento Barbosa da Costa

Palavras-chave:

Aprendizagem;, Ensino;, Relação Família-Escola

Resumo

Configura o conteúdo deste trabalho, uma análise crítica e reflexiva da família brasileira acerca da manutenção da relação família-escola, objetivando questionar se a influência da mesma é fator determinante no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho está estruturado a partir de reflexões críticas para que possamos discutir, repensar e estimular novas pesquisas no âmbito familiar e escolar, determinando o papel de ambas as instituições. Inicialmente apresento um histórico da família, abordando as idéias norteadoras e os momentos marcantes e relevantes da mesma na nossa história educacional. Registro ainda, as mudanças e atualizações necessárias à escola como agente primordial no processo ensino-aprendizagem, determinando a necessidade de uma parceria baseada na cooperação para que os problemas de aprendizagem sejam evitados. Encerrando o trabalho, reflito sobre as pesquisas e contribuições dos vários autores que se dedicaram a discutir, no campo ideológico-filosófico, a importância da relação família-escola e sua influência na aprendizagem. 

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-09