Valores Pessoais, Percepções de Justiça e Comprometimento de Professores da Rede Pública de Ensino no Município do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria Teresa Pereira Leal Sampaio e Silva

Palavras-chave:

Professor;, Sistema Educacional Brasileiro;, Rio de Janeiro;

Resumo

A crise no sistema educacional brasileiro, e particularmente no município do Rio de Janeiro, é fato incontestável. Um dos indícios mais visíveis dessa crise são os sucessivos planos e programas governamentais , postos em prática pelas autoridades federais, estaduais e municipais, com o objetivo de, por um lado, acabar, ou pelo menos reduzir, os elevados índices de repetência e evasão escolar, e, por outro, de garantir o acesso à escola, mesmo em local de precárias condições sócio-econômicas. Professores e alunos desmotivados, número insuficiente de escolas e docentes e grande número de alunos em idade escolar, falta de preparo dos docentes para atuar em realidades complexas e diferenciadas, salários defasados, escolas com insuficiência de recursos, absenteísmo, violência e exclusão social, ausência dos pais na escola e na educação dos filhos são problemas que há décadas afetam a educação brasileira e obstáculos a transpor na busca de
soluções.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-09