A Importância do Psicopedagogo no Processo de Alfabetização

Autores

  • Sabrina Guedes de Oliveira

Palavras-chave:

Alfabetização;, Psicopedagogo

Resumo

Este trabalho monográfico tem a finalidade de defender a existência do psicopedagogo no ambiente escolar, sua importância para o desenvolvimento do processo de alfabetização e o auxílio ímpar na relação ensino-aprendizagem (professor e aluno). A Introdução deste trabalho refere-se ao porquê da elaboração desta monografia, bem como a justificativa e a validade do tema em questão. O trabalho é dividido basicamente em três capítulos centrais: o 1º Capítulo trata do histórico do analfabetismo no cenário nacional, o 2º Capítulo faz alusão fundamentalmente a Psicopedagogia (histórico, Associação de Psicopedagogia e campo
de atuação) e completando, o 3º capítulo faz menção a respeito do (An) Alfabetismo, causas, conseqüências e a inadequação dos métodos utilizados nas classes de alfabetização. Para finalizar, é empregada uma conclusão onde todos os pontos do assunto são bem fundamentados. É indispensável ressaltar a colaboração de alguns teóricos e a pesquisa investida em seus trabalhos, destacando-se especialmente Ferreira, Freire, Kramer, Moll e Scoz. Espero que as considerações que são encaminhadas neste estudo contribuam para a afirmação definitiva do psicopedagogo no panorama educacional, exclusivamente, oferecendo o
suporte fundamental àqueles que estão ligados de alguma forma à alfabetização, professores e alunos. 

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Publicado

2019-09-09