Creche: Um Capítulo a mais na Formação do Professor

Autores

  • Edna Vieites Novaes

Palavras-chave:

Educação infantil; Creche; Desenvolvimento; Educação e Formação

Resumo

Este estudo teve como método a pesquisa bibliográfica e abordou aspectos fundamentais que deverão ser do conhecimento do educador com perspectiva de trabalho com crianças de 0 a 3 anos, creche. São apresentados assuntos como a trajetória histórica da educação infantil na Europa e sua influência no Brasil marcada pelo seu caráter assistencialista e filantrópico, existente como solução para famílias de baixa renda que não possuíam recursos para sustentar seus filhos, as leis que legitimam o assunto, enfoca a criança como sujeito de educação, identifica temas específicos que deverão constar nos currículos dos cursos de formação destes profissionais numa abordagem de princípios teóricos e práticos que viabilizem a integração da creche ao sistema de ensino. A creche como parte da educação infantil e esta como primeira etapa da educação básica, garantida constitucionalmente, ganha dimensão nas últimas décadas. A importância educacional da creche na abordagem de diferentes educadores, tanto da atualidade quanto às contribuições dos que fizeram parte da história da educação. Surge um grande avanço na definição do seu papel social e educacional. A educação nesta faixa etária exige um saber novo e a importância de uma boa formação inicial e continuada do professor. Ficando evidenciado a dificuldade em preparar este profissional para atuar e ser valorizado enquanto educador.

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Publicado

2019-09-09