Escola Guatemala

Uma escola dos anos 50 com a visão contemporânea de Anísio Teixeira

Autores

  • Regina Célia Castiglioni de Queiroz

Resumo

Este artigo examina alguns aspectos da experiência pedagógica da escola Guatemala, no período de 1955 a 1975 com base na dissertação de mestrado da professora Regina Célia Castiglioni de Queiroz. Situada no Rio de Janeiro e objeto de poucos estudos, a Escola Guatemala desenvolveu uma pedagogia revolucionária sob a orientação de Anísio Teixeira, mediante um convênio do governo federal com o Estado da Guanabara. Ao combinar pesquisa bibliográfica e história oral, o estudo procura avaliar a atuação de um grupo de educadores e educadoras, numa tentativa de resgatar o método de projetos, que introduziu a ciência da psicologia educacional no Brasil. Trata-se de estudar uma experiência da escola nova brasileira, com foco no caráter multiplicador cultural do método de projetos e o aperfeiçoamento constante de educadores, que Anísio Teixeira defendeu em sua filosofia da educação. Concluindo, acreditamos que os problemas educacionais da atualidade tornam emergente, hoje, o estudo das experiências educacionais da Escola Guatemala numa dimensão de implantação de políticas educacionais que possam ser viáveis e bem sucedidas.

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

Queiroz, R. C. C. de . (2019). Escola Guatemala: Uma escola dos anos 50 com a visão contemporânea de Anísio Teixeira. REVISTA SOUZA MARQUES, 6(15), 47–58. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/275