A Interdisciplinaridade no Ensino Superior

Autores

  • Lenise Valim Moreira

Palavras-chave:

Ensino Superior;, Interdisciplinaridade

Resumo

Preliminarmente, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade é vista como uma forma de pensamento que procura explicar os fatos sob diferentes pontos de vista. Daí resulta que a linguagem - objeto para o qual convergem diversas disciplinas - pode ser estudada, por exemplo, sob o ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem, da Sociolingüística, da Psicolingüística, da Lingüística, entre outras abordagens igualmente importantes. Hoje, há diversas formas de abordar a interdisciplinaridade, o que torna mais difícil uma reflexão sobre o tema. Muitos termos correlatos, como transdisciplinar, intradisciplinar, pluridisciplinar, multidisciplinar, são tentativas de conceituar a interdisciplinaridade nas suas diferentes versões no campo educacional, que podem ser sob o ponto de vista didático, epistemológico, sociológico, entre outros. Neste trabalho, optou-se por uma tentativa de tratar a interdisciplinaridade no aspecto didático. Deve-se reconhecer, no entanto, que é tarefa difícil tratar de qualquer versão da interdisciplinaridade sem considerar sua ligação natural com os aspectos  epistemológicos que envolvem as ciências educacionais. A interdisciplinaridade, como o próprio termo aponta, implica na relação entre as disciplinas. Essa inter-relação pode darse através de um eixo integrador, que pode ser um projeto, uma situação problema, um problema gerador. Essa inter-relação não descaracteriza as disciplinas, não as dilui mas integra-as numa ação comum, cada uma contribuindo com sua especificidade para dar conta da explicação de um fenômeno da realidade.

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Publicado

2019-09-09