Ensino de Engenharia e Ciências Sociais em Debate

Autores

  • Marcos Clemente F. de MOURA
  • Maria da Gloria D. H. LEAL

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

Este trabalho investiga a inclusão nos cursos de engenharia de uma nova disciplina com unidades de estudo, que abordem noções básicas das ciências sociais para propiciar, frente a proximidade do terceiro milênio, o desenvolvimento do pensamento crítico e imaginativo.
Entre os estudiosos debruçados sobre os problemas relativos ao ensino da engenharia nos dias de hoje, detecta-se um ponto de convergência: preconizam a formação generalista na qual as ciências sociais ocupam uma posição relevante por favorecerem o desenvolvimento de uma práxis comunicativa cotidiana, desencadeando um processo de competência discursiva. Entretanto, essa contribuição atualizadora é relevante por situar-se na contramão de algumas transformações ainda em curso.
A reestruturação produtiva e organizacional. no âmbito da globalização detonou, dentre muitos outros efeitos, uma revolução do conhecimento. Assistimos, por um lado, ao funcionamento da mídia eletrônica que ao individualizar o acesso a certas informações desvincula-o, em geral, de uma perspectiva crítica. A televisão e os computadores ocupam papel central na renovação tecnológica que avança velozmente nas telecomunicações e na informática. Verifica-se, portanto, uma tendência à substituição das palavras por imagens como linguagem predominante. Por outro lado, o desenvolvimento acelerado da robótica combinado à política do deslocamento de papéis do Estado para o mercado priorizam o planejamento, que passa a embricar-se com a execução. As novas tecnologias geram novas formas de integração social. O conceito do trabalho vem sofrendo alterações e aparece como valorizada a noção de comunicação.
A coordenação da ação profissional, nesse contexto, deve orientar-se por um entendimento obtido através da crítica. Entretanto, a compreensão está deixando de apoiar-se em normas e princípios para alcançar-se o consenso. Na atualidade, os sistemas organizacionais ocupam, cada vez mais, o espaço definidor do entendimento. Portanto, a interpretação das necessidades do setor produtivo metamorfoseia-se rapidamente exigindo perspectiva crítica e inventiva
dos profissionais.

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Publicado

2019-09-06