A Avaliação da Aprendizagem no Processo de Construção do Conhecimento do Aluno
Palavras-chave:
Aprendizagem;, ConhecimentoResumo
O nosso trabalho aborda a avaliação focalizando-a do ponto de vista da sala de aula, ou seja, no nível do processo ensino-aprendizagem.
Nosso objetivo é oferecer subsídios a todos aqueles que trabalham com educação, ajudando-os a compreender a avaliação como um processo, contínuo, e assim melhorando a eficácia do processo ensino-aprendizagem. Nosso contexto é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importância essencial da avaliação do processo ensino-aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre teoria e prática. Por isso, tratamos de argumentar da melhor maneira possível para torná-lo compreensível e praticável. Portanto, cabe justamente à avaliação verificar em que medida os objetivos estabelecidos estão realmente sendo alcançados, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem. Fizemos consultas em várias bibliotecas para obtermos a abordagem bibliográfica e, em nível de pesquisa de campo, aplicamos um
questionário a 12 (doze) professores de uma escola pública do Rio de Janeiro, para coletarmos suas opiniões sobre a avaliação na escola.