Avaliação Educacional: Discernimento e Ferramentas

Autores

  • OSMAR FERREIRA DE SOUZA

Palavras-chave:

Avaliação Educacional

Resumo

O autor apresenta o discernimento da avaliação e suas ferramentas. O seu propósito é expor brevemente como e porque o professor deve determinar ou estimar a valia ou o merecimento dos alunos, em seu exame ou análise. Para isto, esta monografia começa por caracterizar a avaliação educacional. Ao tratar disso, mostra o que é avaliação, razões da avaliação, a forma da avaliação e os significados de medida educacional e avaliação. A seguir, o autor ocupa-se em analisar a medida educacional e a avaliação do rendimento escolar. Para tal, ele vale-se também do que dizem as fontes bibliográficas sobre a avaliação somativa, a avaliação formativa e a avaliação como diagnóstico. Por último, o autor aborda critérios e instrumentos para se avaliar a educação, discorrendo
a respeito da avaliação de resultados, da avaliação como componente do processo ensino-aprendizagem e de técnicas e instrumentos de avaliação, a saber: a observação, a inquirição e a testagem. As conclusões a que o autor chegou giram basicamente em torno das seguintes percepções: uma avaliação mais precisa corresponde à formulação de específicos e claros objetivos; a cuidadosa avaliação tende a analisar o desempenho do aluno de forma compreensiva e descritiva, explicitando em seus diversos níveis os comportamentos; a avaliação bem feita exige que se pense, com exatidão, o que vai ser trabalhado e em que profundidade, ao invés de despertar preocupação em apresentar o maior conteúdo possível; e a avaliação considerada como componente do processo
ensino-aprendizagem dá ênfase à evidência comportamental, como resultado do processo. Mas o estudo realizado foi somente uma primeira aproximação, que, pois, não esgota totalmente a questão: permanecem sem dúvida ainda não respondidos, de forma inequívoca, e que, portanto, exigem novas investigações, alguns questionamentos referentes à avaliação educacional.

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Publicado

2019-09-06