A Importação de Equipamentos Médico-hospitalares. Uma Contribuição da Ergonomia para a Engenharia de Manutenção

Autores

  • Carlos de Souza Almeida
  • Mario Cesar Rodríguez Vidal

Resumo

Este artigo pretende demonstrar os problemas antropotecnológicos enfrentados pela Engenharia de Manutenção Hospitalar na transferência de tecnologia de equipamentos médico-hospitalares em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro, Brasil.
A aquisição de um equipamento – DIACAM T-9000, implicou em vários disfuncionamentos para o Hospital e, em conseqüência, para a equipe de manutenção, desde a sua garantia de fábrica, instalação e treinamento até a operação. 
Estas variabilidades foram estudadas e, com o auxílio da ergonomia, da antropotecnologia e da engenharia de manutenção, foram propostos novos procedimentos para aquisição e comissionamento dos equipamentos médico-hospitalares importados e nacionais.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Almeida, C. de S. ., & Vidal, M. C. R. . (2019). A Importação de Equipamentos Médico-hospitalares. Uma Contribuição da Ergonomia para a Engenharia de Manutenção. REVISTA SOUZA MARQUES, 3(7), 18–33. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/223