A Psicopedagogia Vista como Fator de Mudanças na Avaliação Escolar

Autores

  • CARLOS RAMOS PEREIRA

Palavras-chave:

Psicopedagogia;, Avaliação Escolar

Resumo

A partir de questionamentos sobre as dificuldades com que se deparam os professores no cotidiano escolar quando precisam avaliar seus alunos, pretende-se com este trabalho ressaltar a importância do papel do professor como agente de mudança no seu universo de atuação. Como deve e pode agir o professor? Que aspectos deve ou não priorizar? Como evitar que a avaliação seja um mecanismo gerador de ansiedades e detonador de dificuldades de aprendizagem?
Estas e outras questões procuram ser respondidas através da hipótese de que o professor, dirigindo ao seu aluno um olhar psicopedagógico, poderá descobrir o que está por trás de cada um, conseguindo, dessa forma, adequar sua prática às necessidades inerentes ao desenvolvimento do processo de aprendizagem
de cada aluno. A metodologia utilizada para o estudo é a pesquisa bibliográfica, analisandose como referencial teórico as idéias de Piaget, Vigostsky, Freire e outros. Acredita-se que a postura do professor frente à avaliação seja fundamental para que a ação avaliativa venha servir de facilitadora da aprendizagem, em vez de sedimentar o seu assustador papel de opressora no processo de aprendizado para o aluno. Através de procedimentos psicopedagógicos podese
abrir caminhos para possíveis e necessárias transformações na escola, objetivando uma perspectiva de mudança na avaliação.

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Publicado

2019-09-05