Medos Infantis numa Visão Psicopedagógica

Autores

  • ODETE SILVA DE AMORIM

Palavras-chave:

Medos Infantis

Resumo

Este trabalho não tem a pretensão de lançar uma nova teoria sobre “medos infantis”, mas elucidar, de maneira simples, aspectos necessários ao conhecimento do tema, para educadores, pais e profissionais nas áreas pedagógica, psicológica e psicopedagógica. Para muitos, “medo” é um estado mental passageiro que implica em tomar conhecimento de algo desagradável, perturbador, perigoso, podendo refletir-se em aspectos voluntários e involuntários do comportamento
humano. Deve-se, entretanto, ressaltar que outros aspectos mais eloqüentes surgem quanto aos medos infantis. Outrossim, embora vários autores tenham o mesmo objetivo para o tema, o ponto de partida para cada um será diferente, e diversas serão também as circunstâncias enfrentadas. Contudo, não há milagre
que faça a criança perder o medo, na verdade isso depende única a exclusivamente de cada um de nós. Através de questionamentos, trabalhos e,  principalmente, afeição, a cada medo encontrado consegue-se evitar que o problema perdure por toda a vida. Família a escola deverão ter o objetivo comum: preparar a criança para vencer o medo. Somando, portanto, dedicação e estudo, “Medos infantis - numa visão psicopedagógica”, tem a intenção de demonstrar,
integralmente, um certo conhecimento dos métodos empregados nesse terreno, ou seja, como se descobrem os fatos. Há uma considerável atenção aos planos de pesquisa a investigação dos fenômenos do medo. E, conseqüentemente, o desejo de estimular a outros estudantes a exploração sistemática das complexidades do medo infantil.

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Publicado

2019-09-05