A Importância do Brincar na Construção do Conhecimento da Criança na Pré-Escola
Palavras-chave:
Infância; Brincar; Construção de ConhecimentoResumo
O presente trabalho busca uma reflexão acerca da importância da atividade lúdica, para a construção do conhecimento, da criança em idade pré-escolar, num enfoque sócio-cultural do desenvolvimento. Para tanto, procede-se aqui a uma consulta a trabalhos existentes, referentes ao assunto, procurando apresentar os dados obtidos, a partir do enfoque teórico de Henri Wallon, em sua Psicogênese da Pessoa Completa, considerando-se o fato de que seu trabalho, muitas vezes, procurou integrar as produções teóricas tanto do campo da Psicologia, como da Pedagogia.
Tal interesse, forjou-se em observações, do cotidiano de crianças de centros urbanos, de classes sócio-econômicas menos favorecidas, onde, ainda hoje, podemos vê-las expostas a condições de vida adversas, apesar dos avanços da concepção de infância, construída historicamente e para quem a Escola, deve e pode cumprir um papel, na direção de uma efetiva inserção social dessa criança.
Sendo assim, no primeiro capítulo faz-se um levantamento histórico sobre a evolução, no ocidente, da concepção de infância, constatando-se que esta evolução não foi (e, afinal, não é) homogênea em todos os tempos e locais, sendo mesmo inexistente na Idade Média, conforme mostram os estudos de diversos autores e cuja obra pioneira se refere ao trabalho de Philippe Áriès.
No segundo capítulo, procurou-se encontrar o momento do surgimento da instituição Escola, que se deu paralelamente à evolução do conceito de infância e em atendimento às demandas produzidas pelas mudanças sociais, econômicas e políticas que foram ocorrendo no processo histórico da humanidade, enquanto buscou-se também conhecer a produção de conhecimentos sobre a criança, que, vimos, passou a ser sistematizada e estruturada com base na ciência e na racionalidade, dando ensejo ao surgimento de novos campos de conhecimento, que estudaram a infância, além do crescente surgimento de leis de amparo e proteção da criança.
No terceiro capítulo, vemos como se deu a introdução do brincar no contexto educativo, a partir dos novos entendimentos sobre o desenvolvimento
psicológico da criança, através dos trabalhos de vários estudiosos que se dedicaram à infância e que possibilitaram modificações na concepção educacional da função dos jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas.
No quarto capítulo, procuramos identificar como o brincar contribui para o desenvolvimento infantil, enquanto uma verdadeira necessidade, para a construção de si e para a apropriação do mundo, através da capacidade de simbolizar, contida no faz-de-conta.
No quinto capítulo, buscamos conhecer a abordagem do desenvolvimento infantil na ótica de Henri Wallon, pesquisando os seus fundamentos, pautados no materialismo dialético, que coloca o homem como ser indissociavelmente biológico e social, pontuando as fases do desenvolvimento que este autor propõe.
No sexto capítulo, tratamos de investigar o papel mais específico do brincar na construção do conhecimento, dentro da proposta de Wallon, do desenvolvimento da pessoa completa.
Concluímos este trabalho, apontando para a importância de uma constante reconsideração da concepção de infância no tempo, em especial para as sociedades contemporâneas ocidentais capitalistas, que tendem a projetar a concepção de infância com primazia no futuro, de modo a que se possa encontrar não só o lugar, mas também o tempo de brincar.