O Geotêxtil como Elemento de Separação em Pavimentos Ferroviários

Autores

  • Jorge Luís Goudene Spada
  • Luiz Francisco Muniz da Silva
  • Laura Maria Goretti da Motta

Resumo

Apresenta-se a aplicação de geotêxteis como separação entre o lastro e o subleito, no trecho entre Engenheiro Pedreira e Japeri, km 56, da malha ferroviária da FLUMITRENS, no Rio de Janeiro. Trata-se de um trecho que apresentava historicamente graves problemas de perda de geometria da via ocasionados pela contaminação do lastro por finos. A aplicação de geotêxtil, realizada em 1986, transformou correções geométricas semanais em anuais; em 1989, realizou-se a primeira inspeção para verificação do nível de contaminação; em 1997, o trecho foi reexaminado, como parte de extensivo programa de pesquisa ferroviária empreendido pelos autores. Nesta última ação, documentou-se o estado do lastro, dormentes e geotêxteis, coletaram-se amostras para ensaios de laboratório e realizaram-se ensaios de campo. Foram  utilizados critérios internacionalmente aceitos para avaliação do grau de contaminação do lastro e, portanto, de desempenho do geotêxtil como elemento de separação.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Spada , J. L. G. . ., Silva, L. F. M. da . ., & Motta , L. M. G. da . . (2019). O Geotêxtil como Elemento de Separação em Pavimentos Ferroviários. REVISTA SOUZA MARQUES, 1(2), 63–70. Recuperado de https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/view/188