O Geotêxtil como Elemento de Separação em Pavimentos Ferroviários

Autores

  • JORGE LUÍS GOUDENE SPADA
  • LUIZ FRANCISCO MUNIZ DA SILVA
  • LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA

Palavras-chave:

Geotêxtil;, Pavimentos Ferroviários

Resumo

Apresenta-se a aplicação de geotêxteis como separação entre o lastro e o subleito, no trecho entre Engenheiro Pedreira e Japeri, km 56, da malha ferroviária da FLUMITRENS, no Rio de Janeiro. Trata-se de um trecho que apresentava historicamente graves problemas de perda de geometria da via ocasionados pela contaminação do lastro por finos. A aplicação de geotêxtil, realizada em 1986, transformou correções geométricas semanais em anuais; em 1989, realizou-se a primeira inspeção para verificação do nível de contaminação; em 1997, o trecho foi reexaminado, como parte de extensivo programa de pesquisa ferroviária
empreendido pelos autores. Nesta última ação, documentou-se o estado do lastro, dormentes e geotêxteis, coletaram-se amostras para ensaios de laboratório e realizaram-se ensaios de campo. Foram utilizados critérios internacionalmente aceitos para avaliação do grau de contaminação do lastro e, portanto,
de desempenho do geotêxtil como elemento de separação.

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Publicado

2019-09-04