A Biologia e a Clínica do Câncer
Resumo
Apresentamos no presente artigo os conceitos atuais da biologia molecular do câncer. Trata-se de uma área relativamente nova do estudo e compreensão de uma doença que atinge cerca de cinquenta por cento de toda a humanidade podendo ou não se manifestar clinicamente. A descoberta dos oncogêneses e dos genes repressores, diretamente envolvidos na carcinogênese espontânea ou provocada assim como a forma pela qual os tumores malignos se desenvolvem, neutralizam as defesas imunológicas do hospedeiro, se vascularizam, crescem e sofrem metastase veio lançar luzes inéditas sobre como e onde atuar para evitar o aparecimento do câncer; diagnosticá-lo em suas fases iniciais e debelá-lo, mesmo em suas etapas tardias. Os princípios que rapidamente estão emergindo a cada ano impressionam pela quantidade de particularidades bioquímicas, moleculares e genéticas envolvidas na fisiopatologia de cada tumor, levantando questões e elucidações importantes que fatalmente levarão mais cedo ou mais tarde à cura definitiva dessa doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA MSM - Periódico da EMSM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Essa licença permite que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.


