Sobre a Revista

    Foco e Escopo 

       A Revista Acta MSM é uma publicação da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques - RJ e tem por finalidade divulgar, trabalhos de pesquisa e técnico-artísticos, quer de conhecimento médico, quer culturais, realizados por docentes da escola de Medicina Souza Marques. Presta-se também à comunicação de pesquisas realizadas pelos discentes, principalmente as que foram apresentadas e laureadas no Prêmio Souza Marques.

    Histórico

        A Acta MSM foi criada para ser o veículo de divulgação científica da Escola de Medicina Souza Marques e tem periodicidade continuada.

        Originalmente, pretendia publicar revisões atualizadas de temas médicos, de interesse pedagógico, elaboradas pelos docentes da Escola.

        Assim, em seu primeiro número de setembro de 2013, foi publicado como artigo inaugural uma revisão do tema “Epilepsias: aspectos clínicos”. Esta revisão foi escrita pelos professores José Luiz de Sá Cavalcanti e Rosalie de Lourdes Branco Correa tendo como objetivo uma atualização da clínica e do tratamento desta entidade nosológica do Sistema Nervoso Humano.

        Já a partir do segundo número, a Acta passou a contar com um caso clínico como ilustração do tema médico apresentado.

        Abriu espaço, a partir do volume 3 - número 4, para trabalhos produzidos por alunos sob a supervisão de seus orientadores.

        A sua contracapa, desde o seu primeiro número, tem sido dedicada à apresentação de uma breve biografia, via de regra professores que contribuíram para a evolução da Escola de Medicina Souza Marques.

        No momento atual, junho de 2022, a Acta se prepara para ser divulgada por meio digital.

        Em relação ao registro (ISBN 23179597), regras bibliográficas e de editoração o periódico teve a colaboração indispensável da bibliotecária Leila Moreira Ferreira.

        O corpo editorial da Acta conta com os professores Gustavo de Rezende Corrêa, Leandro de Araújo Martins e Mayra Santos da Silva. Cabe aos mesmos o aceite, a revisão de linguagem e bibliografia dos artigos a serem publicados, e ao quinto, artigos culturais, sobre a linguagem médica e história da Medicina.

       O  editor chefe da revista Acta MSM é o professor Gustavo de Rezende Corrêa.

  Normas para preparação de Artigos 

        Os artigos devem conter o título, o resumo e as palavras-chave, apresentar seus objetivos com clareza, ter precisão na apresentação do conteúdo publicado, estarem atualizados nas regras ortográficas e gramatricais vernáculas, observarem as normas de publicações científicas e contribuir à formação médica do estudante e de profissionais médicos com conhecimentos atuais no campo de saber a que se propõem. Devem, ainda comportarem bibliografia que tanto sirva de referência ao trabalho como sugestão para leituras complementares.

        Quando, se tratar de investigação experimental, os trabalhos devem ser acompanhados de Parecer positivo de Comissão de Ética em Pesquisa.

  Referências 

       As referências devem obedecer, na sua composição, em princípio, as normas vigentes pela ABNT (NBR 6023).

       Três elementos devem compor a Referência: autor, título e subtítulo e imprenta.

  1. Autoria:

      A entrada do autor se faz pelo último sobrenome em maiúsculas, seguido de vírgula e dos seus nomes e pronomes. 

  Ex.: VIEIRA, Raymundo Manno.

      Quando há mais de um autor, todos devem ser citados, separados por ponto e vírgula.

  Ex.: ANTUNES, Guilherme H. Oliveira; GANANÇA, Maria Medeiro; SANTOS, André José dos.

      As obras de responsabiblidade de entidade e governamentais, empresas, associações, eventos, tem entrada pelo seu nome por extenso, em maiúsculas.

  Ex.: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil)

      Em caso de autoria desconhecida à entrada deve ser feita pelo título.

  2. Título e subtítulo:

      Os títulos devem entrar, na sua íntegra e da exata forma, como aparecem na publicação, separados por dois pontos.

  Ex.: Arte sacra: espaço sagrado hoje.

  3. Imprenta:

      Por imprenta entende-se o conjunto das informações que identificam as características editoriais de obras publicadas. Assim, são os principais elementos da imprenta: edição, local de publicação, editora e ano.

  Ex.: 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2016.

    Periodicidade

      A Acta MSM é uma revista de periodicidade continuada (a partir de 2023), antes era de periodicidade trimestral.

    Licença

      A Revista Acta MSM está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Essa licença permite que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.