A importância do apoio psicológico na faculdade de medicina: um olhar dos estudantes

Autores

  • Giovanna Elabras
  • Nina Nielebock

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, Educação, Estresse psicológico

Resumo

O apoio psicopedagógico é essencial na faculdade de medicina, um curso onde as pessoas lidam constantemente com a morte e experienciam uma grade curricular pesada. Isso pode levar a sofrimentos psíquicos, que são agravados com um  acompanhamento psicológico desvalorizado. Este estudo visa descrever os principais fatores que influenciam a procura por apoio psicológico nas faculdades de medicina e promover conhecimento sobre o Departamento de Apoio Psicopedagógico (DAP) da Faculdade Souza Marques (FSM). Foram entrevistados 42 estudantes da FSM entre julho e agosto de 2022 e foi realizada uma entrevista com um membro do DAP. A maioria dos estudantes relataram que sua saúde mental foi afetada após o início da
faculdade de medicina. Dentre os principais sintomas, a alteração no sono, o cansaço excessivo e o nervosismo se destacaram. Poucos buscaram apoio psicopedagógico na faculdade. Dentre os motivos para não ter procurado ajuda, foi relatado que os serviços não trazem benefícios e que não possuem vínculo com os profissionais que compõem essa rede de apoio. Por fim, boa parte dos alunos afirmaram conhecer o DAP e a maioria nunca usou o serviço. Há, nitidamente, um desconhecimento e pouca valorização dos serviços ofertados pelo DAP.

Abstract: A psychopedagogical support is essential in medical school, a place where individuals constantly deal with death and experience a demanding curriculum. This can lead to psychological suffering, which is exacerbated by undervalued psychological support. This study aims to describe the main factors influencing the demand for psychological support in medical schools and to spread knowledge about the Psychopedagogical Support Department (DAP) of FSM. Forty-two students from FSM were interviewed between July and August 2022, and an interview was conducted with a DAP member. The majority of students reported that their mental health was affected after starting medical school. Among the main symptoms, changes in sleep, excessive fatigue, and nervousness stood out. Only a few sought psychopedagogical support at the university. Reasons for not seeking help included the belief that the services do not bring benefits and having no connections with the professionals who make up this support network. Finally, a reasonable number of students stated being aware of the DAP, while the majority had never used the service. There is clearly a lack of knowledge and little appreciation for the services offered by the DAP. 

Downloads

Publicado

2023-08-22