A Compreensão do Estudante de Medicina Acerca da Morte e do Morrer : Reflexão e Revisão do (Des)Preparo Médico

Autores

  • Mariana Campos Vale
  • Prof. Dr. Roberto Sanchez Dornelles de Oliveira

Palavras-chave:

MORTE, ATITUDE FRENTE A MORTE, ESTUDANTES DE MEDICINA, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Resumo

Tendo em vista a inegável ressignificação da morte ao longo dos séculos de acordo com as diferentes circunstâncias histórico -sociais, a forma como o ser humano lida com esse evento é igualmente repensada de geração para geração. Por consequência de tal processo, a Medicina e sua perspectiva sobre a morte e o morrer são diretamente afetadas, uma vez que a visão dos profissionais da saúde e dos pacientes define a conduta frente a essas circunstâncias. Diante da observação da dificuldade de estudantes de Medicina, bem como dos próprios médicos, em lidar com processos de morte e morrer nota-se a necessidade de analisar como a graduação aborda semelhante tema e aspectos que influenciam na elaboração de terapêuticas perante pacientes em risco eminente de morte – tais quais os cuidados paliativos e a espiritualidade aplicada à prática médica. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar a abordagem dos processos de morte e morrer na faculdade de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques e a interpretação desse tema pelos estudantes da área. Esta pesquisa apresenta caráter transversal. A amostra de 148 indivíduos foi retirada da população de estudantes de Medicina da Fundação Técnico -Educacional Souza Marques no ano de 2019. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário fechado, cujo critério de exclusão foi a não aceitação do termo de consentimento livre e esclarecido. Foi observado que cerca de 70% dos entrevistados (103 indivíduos) não se consideram preparados para lidar com a morte. Para mais, em torno de 86% da amostra (127 indivíduos) considera a abordagem do tema morte durante a graduação insatisfatória. Destarte, conclui-se que a maior parte dos entrevistados aponta que graduação não aborda de forma suficiente o processo da morte e do morrer, contribuindo para a sua insegurança frente ao enfrentamento desses eventos.

Abstract: In view of the undeniable resignification of death over the centuries according to different historical social circumstances, the way human beings deal with this event is also rethought from gene-ration to generation. As a consequence of this process, Medicine and its perspective on death and dying are directly affected, since the vision of health professionals and patients defines the conduct in face of these circumstances. Considering the difficulty of medical students, as well as the doc-tors themselves, in dealing with death and dying processes, it is necessary to analyze how graduation approaches such subject and aspects that influence the elaboration of therapies for patients at imminent risk of death - such as palliative care and spirituality applied to medical practice. In this con-text, the present work aims to investigate the approach to the processes of death and dying in Souza Marques Technical-Educational Foundation´s School of Medicine and the interpretation of this theme by students from the area. This research has a transversal character. The sample of 148 individuals was taken from the population of medical students at Souza Marques Technical-Educational Foundation in 2019. The data collection was carried out through the application of a closed questionnaire, whose exclusion criterion was the non-acceptance of the informed consent form. It was noticed that about 70% of the inter-viewers (103 individuals) do not consider themselves prepared to deal with death. Moreover, around 86% of the sample (127 individuals) considers the approach to the subject of death during graduation unsatisfactory. Therefore, it is concluded that most of the interviewees point out that graduation does not sufficiently address the process of death and dying, contributing to their insecurity in face of these events.

Key-words: Medicine; Death; Dying; Palliative Care; Spirituality; Graduation

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Publicado

2022-06-15