Revisão Bibliográfica das Alterações Histológicas na Raiva
Palavras-chave:
Raiva Humana, Sistema Nervoso, ProfilaxiaResumo
A raiva é uma doença fatal, transmitida em grande parte, no Brasil, por morcegos hematófagos. Trata-se de um vírus RNA de polaridade negativa, que apresenta tropismo pelo tecido nervoso, sendo causador de uma série de violentos sintomas conforme sua instalação pelo organismo, desde as primeiras unidades axonais, até o acometimento da medula espinhal, tronco encefálico, assim como outras nobres estruturas do sistema nervoso central. Dessa forma, observam-se quadros de necrose neuronal, meningite, perivasculites, cromatólise central, nódulos gliais e ainda se identificam, histologicamente, corpúsculos de Negri. Por ser uma doença grave e ainda sem um protocolo de cura definido, é fundamental a existência de uma profilaxia eficiente, em que principalmente os grupos mais suscetíveis a desenvolverem a doença, possam ter acesso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA MSM - Periódico da EMSM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Essa licença permite que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.