Tópicos da Linguagem Médica - A Peste Negra
Palavras-chave:
Peste NegraResumo
O fim da parte ocidental do império romano (476 D.C.) traz o início da idade média que durou pouco mais de 1.000 anos (1492 D.C.). Com a queda de Roma e seu sistema de governo, houve um grande retrocesso numa Medicina bastante avançada, onde os ensinamentos de grandes médicos gregos como Pitágoras (571-490 A.C.), Empédocles (490-430 A.C.), Hipócrates (460-370 A.C.), Alcméon (Séc. V A.C.) e médicos também gregos que viveram em Roma, como Araeteus da Capadócia (81-138 A.D.) e Galeno de Pérgamo (129-217(?) A.D.), ficaram perdidos por séculos até sua recuperação (muitas vezes parcial) que cursou junto ao Renascimento científico (Séc. XV e XVI).
A Peste Negra (peste bubônica, causada pela Yersinia pestis) foi uma pandemia que provavelmente teve início da Ásia central, China mais precisamente, através das caravanas de comércio que vinham da Ásia pelo Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Essa licença permite que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.