Colagenoses
Palavras-chave:
ColagenosesResumo
Apesar das doenças do tecido conjuntivo serem menos frequentes que as outras doenças reumatológicas, todas são de grande importância pelo potencial de provocar um elevada morbi-mortalidade quando comparadas a artrose, ou osteoartrite, lumbago agudo ou crônico e gota.
O clínico geral deve saber identificar cada uma delas, analisando seus sinais e sintomas, e direcionar junto a uma equipe multidisciplinar o acompanhamento desses pacientes.
Portanto, a exemplo do Professor Jean Bernard: “nous devons décrypter chaque symptôme, comme lês psychanalystes décryptent lês rêves de leur patient”, ou seja: “nós devemos analisar cada sintoma, assim como os psicanalistas analisam os sonhos dos seus pacientes”. Através dessa publicação, com uma revisão atualizada da literatura, pormenorizamos o que existe de mais concreto na etiopatogenia, nos quadros clínico e laboratorial, além da terapêutica atual de cada uma das colagenoses.
Dentre elas, selecionamos a dermatomiosite para exemplificar a apresentação do Caso Clínico, cuja paciente encontra-se em acompanhamento ambulatorial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Essa licença permite que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.